Notícias Clínica do Luto

Embora as perdas sejam um tema universal, que a todos atinge, quando da sentença da perda maior, da morte (sempre mistério), somos lançados na mais profunda angústia.

Neste livro a autora procura descortinar as angústias, dúvidas, anseios e condutas dos diversos personagens que compõem o cenário hospitalar, quando do anúncio da morte.

Como esses personagens, de um palco no qual a morte é presença constante, se relacionam? Como é a comunicação desses personagens? A morte pode ser nomeada? O que significa “fazer tudo pelo paciente?” Que lugar esses personagens ocupam no ato final de um deles?

Todas essas questões, para as quais a autora abre caminhos, levam a discussão maior sobre decisões no final da vida: a autora resgata a importância dos cuidados paliativos, da bioética,da dignidade no processo de morte, do luto antecipatório, enfim, da morte como parte natural e esperada da vida. Não como inimiga a ser combatida! De forma contundente e sensível, Ingrid Esslinger demonstra o sofrimento de todos esses “personagens”, inclusive da equipe de saúde: a formação desses profissionais também é discutida nesta obra, ficando evidenciada a necessidade de um cuidado aos cuidadores profissionais, para que estes melhor possam cuidar!

Editora: Loyola Autor: INGRID ESSLINGER

Used Tags :

suporte

No comments yet

by [ M.B ]